sábado, 18 de maio de 2013

População prestigia abertura da I Semana do Museu em Jardim do Seridó


Aconteceu na noite de segunda-feira (13) na Casa de Cultura Popular Palácio Poeta Antônio Antídio de Azevedo, a solenidade de abertura da I Semana Municipal do Museu realizada pela Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Educação, Secretária Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Museu Antônio de Azevedo Maia Júnior e em parceria com a própria Casa de Cultura. Professores, alunos da rede de educação básica, universitários e a população em geral participaram do evento.
Após a composição da mesa de autoridades ocorreu uma apresentação do Grupo de Flauta Doce Tocando a Esperança, um projeto do BNB Cultural, BNDS e Governo Federal. Esse projeto está sendo desenvolvido no município pelo músico, José Ivanaldo da Silva (Sansão). O historiador, Diego Gois na época era o agente de cultura da casa e foi o responsável por inscrever o projeto no edital para concorrer. “No Rio Grande do Norte apenas dez projetos foram contemplados”, disse.
 

Em seguida, a secretária municipal de Educação, Marecilda Bezerra parabenizou as crianças participantes do projeto e os seus pais que fizeram questão de prestigiar a primeira apresentação oficial. “A música é arte na vida de uma pessoa, pois edifica a estrutura do ser humano”. Ela que também responde em exercício pela secretaria de Cultura citou os projetos desenvolvidos no município. “Também temos dois outros importantes projetos em pleno funcionamento. Trata-se do grupo de Saxofone e de Violão”, destacou.

O palestrante da noite foi o historiador e professor da UFRN (campus de Caicó), Diego Marinho de Gois. “Falar de museu é falar de lugares. Os lugares de memória nascem e vivem do sentimento que não existe memória espontânea, que é preciso criar arquivos. Os lugares de memória são o que resta e que se perpetua de um outro tempo. Portanto, história e memória são coisa diferentes”, ressaltou Diego durante sua palestra.

A solenidade foi encerrada com uma visita dos presentes ao Museu Antônio de Azevedo Maia Júnior, fundador desta cidade que está instalado na Casa de Cultura. O público composto na sua maioria composto por estudantes puderam conhecer melhor mais um pouco de Jardim do Seridó. Na ocasião, ainda foi distribuído o Jornal do Museu Antônio de Azevedo.

Na mesa de autoridades, a secretária de Educação, Marecilda Berra; secretária de Administração, Alcivânia Azevedo; secretário de Assistência Social, Francisco Carlos; coordenador de Cultura, José Pereira; agente de Cultura, Patrícia Azevedo; vereador, José da Noite (PR) e o historiador, Diego Gois. A programação prossegue até a próxima sexta-feira, dia 17 de maio.

______________________________________
Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó/RN
- Assessoria de Imprensa -

Nenhum comentário:

Postar um comentário