sábado, 18 de maio de 2013

Grupo de oposição na Câmara de Caicó é contrário à reeleição para presidente

O grupo de oposição na Câmara Municipal de Caicó – formado pelos vereadores José Rangel (PDT), Ivanildo dos Santos (DEM), Alisson Jackson (DEM), Nildson Dantas (DEM) e Leleu Fontes (PSB) – esteve reunido nesta sexta-feira (17), para avaliar os primeiros meses de trabalho no Legislativo caicoense.

Segundo Rangel, essa discussão levou a duas conclusões. A primeira é de que o grupo é contrário à volta da reeleição para presidência, independente de quem seja o postulante.

“A segunda questão é ampliar e qualificar esse grupo com a vinda dos vereadores Alex Dantas (PSB), Mara Costa (PP) e Cícero Mancuso (PHS), que foram eleitos pelo sistema adversário a atual gestão do município, além de outros que estejam insatisfeitos. O nosso grupo se dispõe, inclusive, a esclarecer ou reverter qualquer divergência em prol da municipalidade. Mas sem retomar o instrumento da reeleição, que alguns parlamentares que estão lá foram contra no passado, inclusive o próprio Lobão”, ressaltou Rangel.

A defesa contra a volta da reeleição está amparada no próprio Regimento Interno que diz, no parágrafo único do artigo 242 que “qualquer alteração na essência do conteúdo dessa reforma [do Regimento em agosto de 2009], poderá ser feita mediante deliberação de 2/3 (dois terços) dos vereadores”. “Hoje, Lobão não tem essa maioria, mesmo que contabilize nove vereadores além dele. O artigo 168 o impede de votar já que configuraria interesse pessoal ou causa própria”, afirmou o pedetista.

A oposição reforçou que o momento não é de discutir a reeleição, pois a Casa precisa se voltar para os problemas externos a ela. O bloco pretende criar um fórum de discussão dos problemas do município, inclusive instituído um lugar próprio para isso. Os vereadores pretendem marcar uma audiência com a direção da Rádio Rural, para que ela possa amplificar esse debate e trabalhar as temáticas sociais do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário