quinta-feira, 21 de março de 2013

TJPB prepara concurso público


O orçamento do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) apresenta previsão para realização de concurso público no ano de 2013, que, se consolidado, deverá ser voltado para preenchimento de vagas (atualmente 111, segundo informação colhida no sítio oficial deste ente judiciário) no cargo de oficial de justiça, cujo último evento desta natureza ocorreu em 2002, ressaltando que as outras categorias funcionais tiveram este pleito contemplado recentemente, estando o órgão patronal providenciando as nomeações necessárias desde o final de 2012.

A maior carência de pessoal está centrada nas comarcas de 1ª e 2ª entrâncias, nas quais o número de oficiais de justiça é bastante reduzido, o que implica na sobrecarga dos servidores efetivos no cumprimento dos atos de comunicação e de constrição legal, afetando, substancialmente, a qualidade da prestação jurisdicional.

A presidente do TJPB, Desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, vem afirmando, em matérias publicadas no sítio oficial deste órgão judiciário, que o próximo concurso público será destinado ao reforço de oficiais de justiça no quadro de pessoal, demonstrando a sua preocupação com a situação caótica em que se encontram as comarcas interioranas, em especial de 1ª e 2ª entrâncias.

Nas redes sociais, com apoio de advogados, de servidores, de concurseiros, bem como de autoridades judiciárias e políticas, uma campanha vem se agigantando no sentido da promoção deste certame o mais breve possível, o que trará benefícios para os jurisdicionados, já que os atos de comunicação e de constrição legal realizados pelos oficiais de justiça poderão ser mais céleres e eficientes com o aumento destes servidores junto aos fóruns judiciais, diante do paulatino crescimento das demandas forenses, em especial nas comarcas com maior defasagem deste pessoal.

Contamos, por fim, com a sensibilidade da presidente do TJPB, Desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, e sua assessoria, para que seja realizado o aludido concurso público dentro da previsão orçamentária voltada para esta finalidade, devidamente aprovada na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2013, pois os maiores beneficiados serão os cidadãos paraibanos, com a melhoria da prestação jurisdicional.
Ascom

Sistema Correio do Seridó de Comunicação vai lançar a TV CIDADE INTERATIVA em parceria com o Grupo Kurtição

O Sistema Correio do Seridó de Comunicação avança no Seridó e no Rio Grande do Norte e implanta novos projetos de COMUNICAÇÃO.

Em breve será implantado o projeto da TV CIDADE INTERATIVA, que será feito em parceria entre o Sistema Correio do Seridó de Comunicação e o Site Kurtição. 

A TV Cidade Interativa vai contar com uma grande equipe de profissionais: repórteres, apresentadores, redatores, produtores, cinegrafistas e técnicos. Serão produzidas matérias inéditas na cidade e na região e em outros Estados. 

O projeto foi idealizado pelo radialista, produtor e redator Paulo Júnior. Inclusive, ele já conversou com o Prefeito Roberto Germano e o Prefeito sinalizou positivamente com o novo projeto de comunicação para Caicó. 

A TV Cidade Interativa já registrou o domínio do site  e vai funcionar no endereço: www.tvcidadeinterativa.com e também terá um novo sistema de gerar as imagens, divulgando Caicó, o Seridó e o RN para todo o mundo. 

Mais detalhes, nos próximos dias, com a data da inauguração e como será o Jornal da Cidade, que terá apresentação da jornalista Wlanna Dantas,  reportagens de Lucineide Medeiros e produção de Paulo Júnior. 

Ex-presidente da OAB se engaja na luta pela Universidade do Seridó

O ex-presidente da OAB e conselheiro vitalício da Ordem, Valério Marinho, esteve na cidade de Caicó sábado, dia 16, para compromissos políticos, mas reservou um espaço na agenda para um encontro com monsenhor Ausônio Tércio de Araújo. O sacerdote participa de um grupo de mobilização em torno da criação da Universidade Federal do Seridó.

O intermediador da conversa foi o ex-presidente da Câmara Municipal, vereador Leleu Fontes (PSB) que, em abril de 2012, promoveu um Centro de Estudos e Debates para discutir essa temática no Poder Legislativo.

“Chegou a hora de o Seridó ter a sua faculdade com características próprias, para evitar essa ‘fuga de cérebros’, e preocupada com o semiárido na busca das próprias soluções”, disse monsenhor Tércio enquanto fazia uma explanação sobre o processo educacional da região desde a Escola de Latim do padre Brito Guerra, passando pelos grupos escolares e a chegada da UFRN.

“Todos os grandes momentos históricos começaram na faculdade. Isso para mim é um coisa marcante, mas o seridoense precisa ter essa iniciativa através das pessoas representativas. Muitas delas formadas aqui contribuíram com a sociedade brasileira, mas temos que dar continuidade. A universidade precisa ser uma extensão do homem do Seridó”, destacou Valério Marinho, que levará esses dados ao conhecimento do seu filho, o secretário estadual Rogério Marinho (Desenvolvimento Econômico). 

Futuro presidente do PSDB quer organizar o partido em Caicó

O suplente do senador Agripino Maia (DEM) e ex-presidente da OAB RN, advogado Valério Marinho, visitou a cidade de Caicó na manhã deste sábado (16).

Ele assumirá a presidência do PSDB potiguar em substituição ao seu filho, o secretário estadual Rogério Marinho (Desenvolvimento Econômico). Por isso, está realizando uma série de visitas a municípios onde haja diretórios construídos, para acolher as reivindicações e implantar as modificações necessárias.

“Em Caicó, nós conversamos com os amigos, bem como aliados de outras legendas, para afinar o discurso do nosso partido. Aqui a missão de presidir ficará a cargo do médico Tiago Dias que, pela sua juventude e capacidade, fará um futuro brilhante”, disse o futuro presidente estadual.

Por Assessoria de imprensa de Leleu Fontes 

Chuvas banham vários municípios do Rio Grande do Norte


A Emparn publica mais um boletim de chuvas. Nas últimas 24 horas, choveu em vários municípios do Rio Grande do Norte, trazendo a esperança de um bom inverno para o homem do campo.
Confira os índices pluviométricos de alguns municípios:

MESORREGIÃO OESTE POTIGUAR
Messias Targino(Prefeitura) 58,1
Janduis(Emater) 46,0
São Rafael(Emater) 10,3
Patu(Particular) 8,2
Campo Grande(Particular) 5,2
Olho D’agua Dos Borges(Particular) 2,5
Areia Branca(Emater) 1,7
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 1,5
Apodi(Base Fisica Emparn) 0,8
Viçosa(Prefeitura) 0,8
Sao Miguel(Emater) 0,5
Assu(Particular) 0,1

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Caicó(Batalhao) 72,0
Sao Fernando(Emater) 62,0
Parelhas(Emater) 60,2
Caicó(Emater) 52,0
São José Do Serido(Associação Usuarios Água) 40,0
Acari(Particular) 34,1
Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais) 34,0
Caicó(Açude Itans) 30,0
Timbauba Dos Batistas(Emater) 29,0
Santana do Matos(Emater) 22,0
Cerro Corá(Emater) 18,2
Santana Do Serido(Emater) 13,3
Caicó(Açude Mundo Novo-emparn) 10,0
Jardim do Seridó(Emater/passagem) 8,6
Florânia(Inemet) 3,6
São Vicente(Emater(ex-particular)) 3,0
Bodó(Emater/trf p/delegacia) 2,0
Caiçara do Rio dos Ventos(Particular) 1,2
Pedro Avelino(Particular) 1,2
Florânia(Sitio Jucuri) 1,0

MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR
Jacanã(Emater) 8,0
Bom Jesus(Particular) 3,6
Monte Das Gameleiras(Emater) 3,1
Monte Alegre(Emater) 2,0
Japi(Particular) 1,1
São Pedro(Emater) 0,8

MESORREGIÃO LESTE POTIGUAR
São Gonçalo do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 2,3
Touros(Prefeitura) 1,0
Montanhas(Prefeitura) 0,7
Natal 0,4

Caminhada de São José reúne grande número de fiéis em São José do Seridó

A cidade de São José do Seridó esteve comemorando o dia de seu padroeiro, o glorioso São José. A programação iniciou pela manhã, com caminhada pelas ruas da cidade, carregando o andor com a imagem de São José e ao som da filarmônica Gimmi Brito e muito louvor ao Senhor Jesus. Uma chuva fina coroou o início do dia 19 de março em São José do Seridó e a esperança do sertanejo começa a reascender. 

A caminhada ao glorioso acontece há cinco anos, onde os fiéis seguem a pé da sede da fazenda até a sede do município, mas este ano por motivo superior, a caminhada aconteceu na zona urbana. Terça-feira também foi o aniversário da paróquia de São José . 

A primeira Dama Ilca Dantas acompanhou a caminhada e disse está muito feliz e emocionada pelo momento de fé e de esperança vivido nesta terça-feira, em São José do Seridó. 

Matéria/foto – Diógenes Pereira

Secretaria da Educação - PB abre vagas para alfabetizadores


Secretaria de Estado da Educação (SEE) abriu as inscrições do processo seletivo simplificado destinado ao preenchimento de vagas para alfabetizadores e tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e coordenadores de Turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos e Idosos, para atuarem como voluntários, no âmbito do Plano Estadual de Alfabetização de Jovens e Adultos - Ler, Entender e Fazer.
As inscrições poderão ser realizadas até 26 de março, das 8h às 12h e das 14h às 17h, mediante preenchimento de formulário disponível nas 14 Gerências Regionais de Educação ( João Pessoa - 14 municípios; Guarabira - 24 municípios; Campina Grande - 41 municípios; Cuité - 12 municípios; Monteiro - 18 municípios; Patos - 22 municípios; Itaporanga - 18 municípios; Catolé do Rocha - 10 municípios; Cajazeiras - 15 municípios; Sousa - 8 municípios; Princesa Isabel - 7 municípios; Itabaiana - 13 municípios; Pombal - 9 municípios; Mamanguape - 12 municípios) e no endereço eletrônico: www.paraiba.pb.gov.br/educacao.
O processo de seleção de alfabetizadores, objetiva selecionar profissionais aptos a atuarem como voluntários, no âmbito do Plano Estadual de Alfabetização de Jovens e Adultos e Idosos, Ler, Entender e Fazer, em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Brasil Alfabetizado - etapa 2012/2013.
A chamada pública visa o preenchimento de vagas para a prestação de serviços, pelo período de oito meses, com possibilidade de renovação por igual período, a critério da Administração do Programa. O alfabetizador selecionado poderá desenvolver atividades de alfabetização em até duas turmas ativas, desde que o horário de funcionamento não seja concomitante e que uma das turmas tenha, no mínimo, 20 alfabetizandos.
O candidato aprovado nessa chamada pública poderá desenvolver suas atividades em escolas e/ou espaços alternativos da comunidade, conforme a necessidade local. A perspectiva é universalizar a alfabetização de jovens, adultos e idosos, assumida pelo Governo do Estado da Paraíba, como afirmação da política pública de Educação de Jovens e Adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário